sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

série grandes livros (2)


As Meninas,
de Lygia Fagundes Telles.

Lygia Fagundes Telles é minha escritora predileta.

Meu sonho é completar minha coleção de sua obra - e já tenho vários livros.

E dentre toda a sua escrita, tenho fascinação por esse livro, As Meninas, que considero uma obra-prima.

A primeira vez que ouvi falar dele foi quando cursava Letras na PUC-MG, com o professor de literatura, Everaldo - que já morreu -, fazendo comentários grandiosos sobre o livro. Na época, fiquei tão curioso que corri atrás e daí nunca mais larguei.

Tem uma conhecida, dona de um sebo, que brincava comigo dizendo que não aguentava mais o tanto de volumes do livro que eu comprava - e sempre que eu entrava lá ela ia logo me perguntando "E aí, vai levar As Meninas hoje?"

Realmente, não sei quantas vezes já dei esse livro de presente para amigos.

As Meninas foi um sonho antigo do cineasta David Neves, que queria levá-lo para o cinema, mas morreu sem conseguir. Quem faria a deliciosa Lorena de Vaz Leme seria Lucélia Santos, e fico imaginando o quão sensacional seria.

As Meninas acabou virando filme sim, só que pelas mãos de Emiliano Ribeiro. Quem faz Lorena é Adriana Esteves, Drica Moraes faz Lia de Melo Schultz, e Cláudia Liz faz Ana Clara da Conceição.

Gosto do filme e acho que as atrizes estão muito bem, mas fico pensando que ele poderia ter ficado muito melhor nas mãos de David e Lucélia.

É a cara deles.

Quanto ao livro? É de cabeceira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário